Uma mensagem trazida à vida em diferentes culturas
Instituto Condoray
María Elena Paucar é ex-aluna do programa de Administração de Serviços de Hospitalidade do Instituto Condoray em San Vicente de Cañete. Ela conheceu essa instituição por meio de sua mãe, que aprendeu a ler e escrever, graças ao trabalho de promoção das mulheres que essa instituição vem realizando na província de Cañete há 60 anos.
Depois de terminar seus estudos no Instituto Condoray, María Elena começou a trabalhar como estagiária em uma cadeia internacional de hotéis, onde, devido ao seu bom desempenho profissional, teve cada vez mais responsabilidades. Ela migrou com a família para a Costa Rica, onde se estabeleceu por alguns anos, para trabalhar em um dos hotéis dessa rede.
As lições que aprendeu em Condoray, seu desejo de autoaperfeiçoamento, juntamente com sua vontade de levar adiante o projeto de sua família, fizeram com que ela e seu marido retornassem ao Peru após a pandemia e assumissem novos desafios que lhe permitiriam dedicar mais tempo à família. Maria Elena agradece os ensinamentos que recebeu em Condoray e mantém contato com um de seus conselheiros da época de estudante.
Universidade de Piura
Em 1969, a Universidade de Piura iniciou suas atividades em meio a um deserto, com a ajuda de vários professores pioneiros que apoiaram São Josemaría, seu fundador e primeiro reitor.
Quando São Josemaria veio ao Peru em 1974, disse palavras de afeto à comunidade universitária e anunciou a futura criação de uma Faculdade de Medicina, que hoje é uma realidade.
A Universidade tem um sólido prestígio e oferece oportunidades a muitos jovens, que podem construir um futuro profissional para si mesmos. Como disse um dos pioneiros da universidade há algum tempo, a Universidade de Piura é o maior ato de fé do Peru